O Comércio Solidário pretende promover o desenvolvimento sustentável, apoiando a dinamização de microeconomias locais e promovendo um maior desenvolvimento e equidade social, através de parcerias comerciais diretas com quem produz.
Início
2007
Beneficiários
Artesãos dos países em desenvolvimento e consumidores em Portugal.
Objetivos específicos
Atribuição aos produtores de um rendimento justo pelo seu trabalho artesanal; Promoção do respeito e a dignidade da Pessoa Artesã e do meio ambiente; Promoção da transparência, no que respeita à comercialização dos produtos e dos também auferem de parte dos excedentes, por via de financiamento de projetos de desenvolvimento locais para as comunidades onde se inserem.
Fornecedores
Artesãos e produtores locais das comunidades em que atuamos. Deles provêm os materiais que comercializamos em Portugal, e a eles se destinam os rendimentos, por via de pagamento justo do valor dos produtos aos próprios produtores.
Origem dos produtos comercializados
Angola: Salesianos de Dom Bosco – Sangondo (Lwena);
Guiné-Bissau: Escola de S. Paulo – Centro Missionário do Sagrado Coração de Jesus (Bissau), Cooperativa Bontche e Centro Artístico Juvenil - Bissau;
Moçambique: Associação de Artesãos (Maputo), Centro Hakumana (Maputo);
Timor: Estação Missionária de Ataúro (Ataúro);
Brasil: Damas Salesianas - Biojóia (Manaus); Produtos de locais diversos, trazidos pontualmente.
Parceiros no terreno
São Tomé e Príncipe: Professora Lina; Guiné-Bissau: Jardim Infantil Nackack (Paróquia Cristo Redentor) - Bissau; Escola de São Paulo (Leigas Consagradas da Companhia Missionária do Sagrado Coração de Jesus) - Bissau; Escola de São Pedro (Paróquia de São Pedro) - Bissau: Francisco Jardim Infantil Bepi e Michele (Missão Católica de Safim - São José de Cluny).
Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit semper dalar elementum tempus hac tellus libero accumsan.