Cart

UA associa-se à «Semana Objectivo 2015»

17
Jan

No âmbito da «Semana Objectivo 2015», a Universidade de Aveiro acolhe o colóquio «Pensar uma parceria global para o desenvolvimento»

No âmbito do programa da «Semana Objectivo 2015», que decorre em Aveiro, de 10 a 17 de Outubro, com o objectivo de alertar a população para os objectivos de Desenvolvimento do Milénio, a Universidade de Aveiro acolhe, dia 14, o colóquio «Pensar uma parceria global para o desenvolvimento», com a intervenção do Professor da UA, Carlos Sangreman, sobre «O papel das universidades na cooperação internacional». Paralelamente, uma exposição fotográfica sobre «O Estado do Mundo» anima a Sala de Exposições da Biblioteca da UA, entre 10 e 19 de Outubro.

Erradicar a pobreza extrema e fome; alcançar o ensino primário universal; promover a igualdade de género; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde materna; combater o VIH/SIDA, a malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental; e fortalecer uma parceria mundial para o desenvolvimento. Foram estes os oito objectivos que, em Setembro de 2000, os chefes de Estado e de Governo de 189 países, incluindo Portugal, em reunião nas Nações Unidas para a Cimeira do Milénio, traçaram como Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), a alcançar até 2015.

Em 2002, o então Secretário-Geral das Nações Unidas, Kofi Annan, lançou a Millennium Campaign – Campanha dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio. Presente na América do Norte, em 24 países africanos e asiáticos e em seis países da Europa – incluindo Portugal, esta campanha trabalha a nível nacional e internacional, apoiando os esforços dos cidadãos para exigir junto dos seus líderes que cumpram os compromissos assumidos quanto à erradicação da pobreza extrema até 2015.

Neste contexto, e de forma a informar e inspirar a sociedade portuguesa para que exija do Governo o respeito pelos compromissos assumidos na Declaração do Milénio, decorre em Aveiro, de 10 a 17 de Outubro – Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza –  a Semana Objectivo 2015. Exposições, cinema documental, um colóquio e outros eventos culturais visam levar os Objectivos do Milénio até todos os aveirenses. Durante uma semana, espera-se que todos esqueçam as diferenças e acreditem que é possível eliminar em todo o mundo a pobreza e as suas consequências.

Na Universidade de Aveiro, o colóquio «Pensar uma parceria global para o desenvolvimento» tem início às 14h30, do dia 14 de Outubro, no auditório do Departamento de Engenharia Mecânica. Contará com a intervenção e moderação do Vice-Reitor, Prof. Manuel Assunção e terá o seguinte programa:

14h30 – Recepção aos participantes
14h45 – Introdução | Intervenção do Moderador (Manuel Assunção – Vice-Reitor UA)
15h00 – Orador 1 | A importância das parcerias na luta contra a pobreza | Bruno Neto (Coordenador da Pobreza Zero e Representante do GCAP em Portugal)
15h30 – Orador 2 | Parcerias Globais na Cooperação para o Desenvolvimento | Arnaud de La Tour (Membro da Direcção INDE e Plataforma Portuguesa ONGD)
16h00 – Pausa
16h15 – Orador 3 | O Papel das Universidades na Cooperação Internacional | Carlos Sangreman (Prof. Auxiliar Convidado UA)
16h45 – Debate | Espaço para questões
17h30 – Conclusões | Moderador
18h00 – Encerramento

A exposição «O estado do Mundo» pode ser visitada na Sala de Exposições da Biblioteca da Universidade de Aveiro de 10 a 19 de Outubro, entre as 09h00 e 22h00, de Segunda a Sexta-feira.

A Semana Objectivo 2015 arranca na sexta-feira, 10 de Outubro, pelas 12h00, no Centro de Congressos, com a inauguração da exposição «Vencer os Medos», construída a partir do livro homónimo de banda desenhada. Nesta obra, o argumentista João Paulo Cotrim convidou oito dos melhores ilustradores portugueses a dar o seu olhar sobre os oito Objectivos de Desenvolvimento do Milénio. Além de João Paulo Cotrim, estarão presentes no Cento de Congressos de Aveiro, o Presidente da Câmara, Élio Maia, o coordenador da Campanha do Milénio das Nações Unidas em Portugal – Objectivo 2015, Luís Mah, e ainda Pedro Neto, presidente da Orbis, organização não governamental que coordena as actividades desta semana.

O programa da Semana Objectivo 2015 inclui também uma mostra de cinema documental e várias actividades socio-culturais em vários pontos da cidade. O Dia Internacional Para a Erradicação da Pobreza (17 de Outubro) é assinalado em todo o mundo com o «Levanta-te e Actua Contra a Pobreza e Pelos Objectivos do Milénio» (http://www.levanta-te.org/) – e Aveiro marcará presença neste mapa com várias concentrações no Rossio, frente ao Centro de Congressos e outras manifestações nas principais artérias da cidade.

Mais informações em http://www.objectivo2015.org/.

Leave A Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *