Cart

Missionários para Angola e Portugal

17
Jun

Missionários para Angola e Portugal

Entre os vários jovens que partem em missão, conta-se Pedro Neto, o vaguense fundador e presidente da ONG ORBIS, integrada no Secretariado Diocesano de Animação Missionária. Parte pela sexta vez, desta feita para a cidade de Benguela, Angola, onde irá fazer um levantamento das necessidades da localidade. Ir em Missão, ainda que seja apenas durante o mês de Agosto, é uma necessidade. “Os outros seres humanos, que vivem na pobreza extrema, são nossos irmãos. Não tenho o direito de não fazer nada”, desabafa.
Também para Angola, mas pelo período de um ano, parte Ana Laura Guedes, professora reformada de 57 anos, a residir em Aveiro. Renova a experiência anualmente desde que em 2000 entrou em contacto com o povo angolano. “Vou ficar em Luena a gerir uma escola e um projecto de ensino à distância, para as escolinhas das aldeias do interior que estão isoladas na floresta. Faz-se o que é preciso, desde formação de professores a elaboração de provas, porque não há tarefas definidas. A missão é uma das minhas razões de viver, é uma felicidade muito grande. Parte de mim está lá, em Angola”, contou.

150 em Vigília pela Paz

A anteceder o ‘Dia da Igreja Diocesana’, 150 jovens reuniram-se (no sábado dia 28 de Junho) no santuário vaguense, a convite do Secretariado da Pastoral Juvenil e da Orbis. A reflexão foi direccionada para as diferenças entre os cinco continentes e culminou com uma Vigília pela Paz, em que os jovens discutiram de que forma podem “ajudar a transformar o mundo”. Pedro Neto, presidente da Orbis, explicou à nossa redacção que “os jovens foram dar uma volta ao mundo. Distribuímo-los por cinco continentes, de acordo com a densidade populacional e demos-lhes pão para uma caminhada, na mesma proporção do que os povos daqueles continentes têm”. A brincadeira pretendeu ilustrar que “o mundo vive num grande desequilíbrio e nós, pela fé que dizemos ter, não podemos ficar indiferentes, senão estamos a ser hipócritas. Unidos, todos ganhamos força para lutar pelas causas”.

Quem parte
Missão em Angola

Pedro Neto, 28 anos, Vagos
Ana Laura Guedes, 57 anos, Aveiro
Marília Martins, 40, Aveiro
Casa de Saúde do Bom Jesus – Braga

Violeta Almeida, Águeda
Simão Pedro Conceição, Aveiro
Inês, Murtosa
Marta Cunha, Murtosa
Patrícia Santiago, S. João da Madeira
Casa da Rainha Santa Isabel – Condeixa

Liliana Pereira, Aveiro
Ana Filipa Ventura, 17 anos, Aveiro
Elisa Silva, 25 anos, Vagos
Sara Pinguelo, Ílhavo
Cláudia Vanessa Moreira, Ílhavo

Zulay Costa | O PONTO | 09/07/08

Leave A Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *