Cart

Futebol ajuda guineenses

17
Jun

Receita do Beira-mar – portimonense ajuda estudantes da Guiné

 

No próximo Domingo, dia 10, a maior parte da receita do jogo disputado entre o Beira-Mar e o Portimonense, no Estádio Municipal de Aveiro, vai servir para ajudar 29 estudantes guineenses.

O bilhete custa 4 euros e 3 revertem para o auxílio que a Orbis, Organização Não Governamental da Diocese de Aveiro, que vai ajudar uma escola de Safim, a 20 km de Bissau.

A ideia deste jogo solidário partiu de um grupo de alunos do 12.º ano da Escola Jaime Magalhães, de Esgueira (Aveiro). Os estudantes estão a desenvolver o projecto «O meu sonho é estudar» (no âmbito da disciplina Área de Projecto). Alexandre Pereira, um dos elementos do grupo, explica que esta é apenas uma das iniciativas de apoio. “Já promovemos o apadrinhamento virtual, organizámos uma feira de comércio solidário na escola, em colaboração com a Orbis e angariámos material didáctico. Agora propusemos esta ideia ao Beira-Mar e o clube aceitou. Esperamos ainda organizar um concerto de beneficência”. O jovem realça que o grande objectivo é “ajudar a formação de jovens guineenses”, “dar-lhes a possibilidade de estudar”, e, deste modo, evitar o abandono escolar.

Pedro Neto, responsável da Orbis, esclarece que o financiamento servirá principalmente para ajudar estudantes do sexo feminino, algumas delas já mães, que de outro modo teriam de abandonar a escola, e louva o protagonismo dos jovens estudantes, numa época em que é “tão comum dizer que noutros tempos «é que era»”. “A juventude está a dar força à Orbis”, remata.

 

Ibraima marca golo?

Na apresentação do jogo à imprensa e à comunidade escolar, o jogador guineense do Beira-Mar, Ibraima, louvou a iniciativa. “Só tenho que agradecer a estes jovens todos. A Guiné precisa de tudo, em especial no campo da educação. Sinto orgulho por ver que alguns que pouco têm ajudam muitos que não têm nada. Só tenho a dizer obrigado”, afirmou. Ao seu lado, Nuno Quintaneiro, do Beira-Mar, sugeriu: “Para dizeres «obrigado», tens de marcar um golo”. O jogador prometeu dignificar a camisola do Beira-mar.

O jogo está marcado para as 16 horas no Estádio Municipal de Aveiro.
fonte:: Agência Ecclesia

Data: 5 de Maio de 2009

Leave A Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *