Cart

Agência Ecclesia: Dia Nacional do Voluntário celebrado em Aveiro

17
Jan

A Festa do Voluntário Missionário

“Comunicar 2015″ foi o tema escolhido para celebrar o VIII Dia do Voluntário Missionário. Aveiro recebeu o encontro organizado pela ORBIS, no âmbito da Plataforma Nacional de Voluntariado Missionário.

Cerca de 150 pessoas decidiram juntar-se à festa, entre voluntários acabados de regressar dos projectos de Verão, voluntários que já tinham regressado há mais tempo, e voluntários que se preparavam para partir até ao final do ano. Foi um dia com muito convívio e muito espírito missionário.

O evento permitiu ainda chamar a atenção da população da cidade para os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio. O passeio nos Moliceiros da Ria de Aveiro, foi o mote utilizado pelos grupos para chamar a atenção das pessoas para a problemática que é atingir até 2015 estes objectivos que, quando cumpridos, transformarão a face do mundo e a vida das pessoas dos países mais carenciados.

O dia começou com a conferência sobre o tema “Ciber-Missão: a tecnologia em favor da Missão?”. Os três conferencistas – Dom Carlos Ximenes Belo, bispo emérito de Timor-Leste, Jorge Pires Ferreira, director do Correio do Vouga e uma representante da Palo Alto, que desenhou o site da ORBIS – afinaram pelo mesmo diapasão:
– É essencial, nos dias de hoje, que as entidades de Voluntariado Missionário aprendam a comunicar o que fazem, como o fazem e quando o fazem. Não só ajuda na angariação de novas pessoas para a Missão, como transmite credibilidade às acções da entidade no terreno, já que a população de cá não vê os resultados do trabalho das entidades a não ser que elas o comuniquem;
– É importante guardar recordações, é importante abordar os meios de comunicação social para firmar que o voluntariado missionário é uma realidade, que jovens abdicam do seu tempo de férias ou mesmo de trabalho para partirem em Missão para fora do país.

Outro dos momentos do dia, foi também muito participada, com os fiéis a encherem a Igreja de Vera Cruz para assistirem à eucaristia presidida por Dom Carlos Ximenes Belo, que contou também com a presença do Bispo de Aveiro, Dom António Francisco dos Santos. As danças africanas não foram esquecidas e também participaram no momento do Ofertório, executadas por antigos voluntários que as aprenderam quando estavam em Missão.

De tarde os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) foram o centro das atenções. As entidades presentes fizeram passeios de moliceiro pela Ria de Aveiro procurado sensibilizar a população em geral para a problemática dos ODM.

Fizeram cartazes, cantaram palavras de ordem, vestiram-se a preceito para fazer chegar a mensagem essencial a todos: é preciso cumprir as metas traçadas pelos ODM até 2015! A Feira do Voluntariado, montada no Jardim do Rossio, permitiu às entidades mostrarem o trabalho que fazem nos países de Missão, assim como angariar alguns fundos com a venda de material próprio.

Agenda 2008: O Pacto da Humanidade
O dia terminou com o lançamento oficial da Agenda da Plataforma Nacional de Voluntariado para o ano de 2008, também ela dedicada aos ODM. A agenda terá lá dentro reflexões sobre os ODM e visa sensibilizar a população para esta temática. A mesma estará à venda em livrarias parceiras de FEC e ainda nas entidades de Voluntariado Missionário que queiram usá-la para divulgar o trabalho da entidade e ainda angariar alguns fundos.

Leave A Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *