Cart

Quem somos

Quem Somos

Fundada em 2006 a ORBIS – COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO é uma Organização Não Governamental para Desenvolvimento, que surgiu do amadurecimento do serviço de voluntariado missionário promovido e organizado pela Diocese de Aveiro.

O crescente reconhecimento das necessidades, e o consequente aumento da amplitude de projectos a realizar tornou imperativa a constituição de um organismo legalmente reconhecido. Surge então a 20 de Setembro de 2006, na condição de Organização Não Governamental.

Sedeada em Aveiro, ORBIS – COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO, conta com uma ampla equipa de colaboradores especializados (voluntários) em diversas áreas, de forma a assegurar o bom funcionamento e gestão dos projectos humanitários da organização.

Missão e Política de Qualidade

Sendo uma Organização de vocação eminentemente humanitária para a Cooperação e o Desenvolvimento, tem como objectivo último, pela sua acção, combater a Pobreza extrema, colaborando para o Desenvolvimento sustentável dos povos.

Enquanto houver alguém em sofrimento, por situações várias como pobreza extrema, fome, guerra e suas consequências, enquanto houver sofrimento provocado por injustiça social, enquanto houver necessidades missionárias e necessidades de Amor evangélico, a “ORBIS – COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO” terá uma Missão para cumprir e dar ao mundo.

Esta Missão é realizada através dos seus membros e dos Projectos que promove com competência junto das populações dos denominados países menos desenvolvidos, em especial, mas não em exclusividade, os países de expressão portuguesa.

Esta promoção será efectuada quer no terreno, quer na sede, a partir da preparação, elaboração e implementação de projectos de ajuda humanitária.

Como instituição que valoriza a solidariedade social, procura contribuir, também em Portugal, para a promoção de um desenvolvimento social mais justo e humano, mediante a concessão de bens e a prestação de serviços de sensibilização e combate à pobreza.

Possuindo um cariz de sensibilização humanitária, congrega sempre a eficácia de uma organização civil estruturada e o empenho e gratuidade de uma instituição missionária.

Todos os Projectos da ORBIS – COOPERAÇÂO E DESENVOLVIMENTO têm uma componente de formação que permite aos locais continuar e desenvolver os projectos e bens originados por eles que a “ORBIS – Cooperação e Desenvolvimento” iniciou. Pretende-se dar as condições para que as pessoas por si possam subir os degraus do desenvolvimento, sendo de facto, os próprios destinatários beneficiados a rentabilizar e a dar continuidade aos projectos depois de inicialmente implantados pela Organização. Impedindo-se deste modo que os trabalhos terminem quando a “ORBIS – Cooperação e Desenvolvimento” se retirar do terreno, assegurando as políticas de desenvolvimento local sustentado que a Associação promove.